domingo, 18 de julho de 2010

Justiça Social


I – INTRODUÇÃO:
 O QUE É JUSTIÇA SOCIAL?
A justiça social busca o bem comum, através de ações que visam suprimir toda forma de injustiça na vida em sociedade.


MT 4:23 - JESUS é o modelo e a inspiração para a ação e justiça sociais: – Ele pregava (evangelização); ensinava (educação) e curava (cuidado do corpo – mantendo-o saudável).Jesus em toda sua vida terrestre se preocupou com a ação social, mesmo porque este era seu maior objetivo, levar as pessoas a uma melhor qualidade de vida,e  desviando do (mal),este que desde o principio vem tentando desviar o homem do alvo, veja o que Jesus diz aqui. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. MT 25.34 a 36. Os pregadores, ensinadores e a Igreja nos dias atuais estão cumprindo o seu papel, denunciando o pecado e declarando a vontade de Deus para uma sociedade onde a injustiça, a violência, a exploração, a fome, a corrupção e outros males prevalecem?
Sabemos que muitas empresas usam de sutilezas em cima da inclusão social para que sua reputação seja reconhecida, um exemplo são as empresas que fazem grandes doações e divulgam na mídia, muitos não sabem, mas essas doações serão abatidas do imposto de renda, e o que é pior em nosso meio infelizmente existem pessoas que aproveitam de certas situações para tirar proveito, mas no tempo de Jesus isso já existia, leia na bíblia este trecho é muito importante.  MT 23.4 a 7 e 13 ao 18
II - OS PROFETAS DO VELHO TESTAMENTO E AS INJUSTIÇAS SOCIAIS:
- Os profetas do Antigo Testamento, com muita diligência, assumiram o mesmo papel que Jesus exerceu. Vejamos alguns exemplos de denúncias nas mensagens dos profetas de Jeová:
- (1) - I RS 18:15-19 – Elias foi chamado de perturbador de Israel, porque combateu sincera e veementemente a corrupção do reinado de Acabe. Nesse período até os cavalos tinham mais importância que as pessoas – I RS 18:5; - (2) - INJUSTIÇAS NOS TRIBUNAIS (Is 10:1-2). - (2.1) – Havia suborno (Mq 3:11);
- (2.2) – Havia absolvição de culpados e condenação dos inocentes (Is 5:23).- (3) - COMÉRCIO FRAUDULENTO (AM 8:4-7);
- (3.1) - Havia balanças enganosas (Mq 6:9-11);- (3.2) – Havia lucros abusivos (Os 12:7-8).
- (4) - OPRESSÃO LATIFUNDIÁRIA (Is 5:8):
- (4.1) - Havia violência para o acúmulo de terras (I RS 21). - (5) - ROUBO, PENHORAS E JUROS ALTOS (Ez 22:12; AM 2:8; Ez 18:7-8).
- (6) - RIQUEZA E LUXÚRIA (AM 4:1; 6:4-7; Is 3:18-21).
- (7) - INJUSTIÇA NOS SALÁRIOS RETIDOS (Jr 22:13-19; Ml 3:5; Ez 22:7, 29).
- (8) – ALGUMAS CIDADES ESTAVAM CORROMPIDAS, ASSIM COMO AS AUTORIDADES CIVIS E RELIGIOSAS (Mq 3:1-3, 11; 5:12; 6:11, 13; 7:3, 5-6).
III - UMA VOZ ANUNCIANDO A VONTADE DE DEUS E PROCLAMANDO A PROMESSA DO PERDÃO:- Diante da dramática situação, sempre surgia uma voz do profeta de Deus para apresentar a genuína vontade do Senhor:
- (1) - Mq 6:8 - PRATICAR A JUSTIÇA; AMAR A MISERICÓRDIA e ANDAR HUMILDEMENTE COM DEUS.
- (2) - Mq 7:18-20 – A promessa de perdão é uma certeza que traz esperança e alegria ao mais vil pecador. Porém, existem algumas condições para obtê-lo:
- (A) - ESPERAR ou OLHAR PARA O SENHOR (Mq 7:7); E você acha que dentro das igrejas nos dias de hoje existe injustiça social?Deixe seu comentario, fico mito feliz com sua opinião.Conclusão: Nos eu e você como igreja do Senhor devemos amar as pessoas, independente de qual seja sua situação, não esperar somente pelas autoridades, mas estender a mão, ao menos favorecido, ama-lo como amamos nossos pais ou filhos, só assim estaremos realmente seguindo os passos de Jesus.











Nenhum comentário:

Postar um comentário